terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas sobre a batata

  • Como comprar

Prefira as batatas não lavadas. Quando entram em contato com a água, ela duram menos. Escolha as mais lisas, sem brotos ou furos. Quando for utilizá-las, lave-as em água abundante e esfregue-as com uma escova própria para alimentos.

  • Como armazenar

As batatas devem ser armazenadas em local fresco e escuro - de preferência, no fundo da despensa. A exposição à luz compromete a frescura e dá origem a manchas verdes. Por isso, nos supermercados, elas normalmente são guardadas sob rede ou lonas.

Não guarde batatas perto de cebolas. As reações químicas entre os vapores dão origem a brotos que, na verdade, são as raízes, parte do ciclo de desenvolvimento subterrâneo. Corte os brotos antes de cozinhar.

  • Manchas verde

As manchas verdes são, na verdade, uma substância química, semelhante à clorofila, chamada solanina. Elas fazem parte do processo de amadurecimento da batata, mas provocam dores de estômago se ingeridas em grande quantidade. Livre-se delas antes de cozinhar.

  • Geladeira

Não armazene as batatas abaixo de 7ºC. Depois de cozidas, elas podem ficar acinzentadas ou pretas. Se optar por guardá-las na geladeira, deixe que atinjam a temperatura ambiente antes de cozinhá-las para evitar a mudança de cor.

  • Nutrição

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a maior parte dos minerais e vitaminas não está na casca. Eles se concentram em uma camada a cerca de 2cm da casca. Ao descascá-la você só vai perder em fibras e potássio. Uma batata com casca contém mais potássio do que uma banana e é uma excelente fonte de fibra.

  • Na hora de cozinhar

Para fazer purê ou nhoque escorra bem a água e leve de novo ao fogo para que seque totalmente. O purê fica mais gostoso se você colocar um pouco de queijo parmesão ralado.

Se desejar que o sabor das batatas usadas em saladas fique mais acentuado, tempere-as quando ainda estiverem quentes.

Para batatas fritas sequinhas e crocantes, cozinhe-as sem casca apenas por 3 minutos ( não estarão cozidas por inteiro). corte-as em palitos, coloque-as numa forma de alumínio e leve ao congelador. Uma hora depois, elas estarão congeladas e você poderá fritá-las. Elas acabarão de cozinhar por dentro e por fora ficarão crocantes.

beijinhos,

2 comentários:

  1. Gra,
    que tudo essa dica de como deixar as fritas sequinhas!!! Adotarei aqui em casa e comerei as batatas mais sequinhas acompanhada de muita cerveja, kkk
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Grazy muito legal essas dicas sobre a batata adorei bjsssssssssss

    ResponderExcluir